12 novembro 2012

PINGO LANÇA SINGULAR E PLURAL NA X BIENAL DO LIVRO




Pingo de Fortaleza lança nesta terça-feira, 13, no Novo Centro de Convenções o Livro "Singular e Plural - A História e a Diversidade Rítmica do Maracatu Cearense Contemporâneo" na programação da X Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará, Espaço Cordel às 16h.



Dados do livro

Título: Singular e Plural - A História e a Diversidade Rítmica do Maracatu Cearense Contemporâneo.

Autor: Pingo de Fortaleza (João Wanderley Roberto Militão)

Publicação: SOLAR (Associação Cultural Solidariedade e Arte)

Livro: 104 páginas, policromia, tamanho 23 x 31cm.



Premiações 

Premiado no Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES - Edição 2012
Categoria: Patrimônio.

Premiado no Edital das Artes 2011 – SECULTFOR
Categoria: Música
Modalidade: Pesquisa e Publicação

Premiado no VI Edital de Incentivo às Artes – 2009 – SECULT-CE
Categoria: Música
Modalidade: Pesquisa Teórica ou de Linguagem.



O livro Singular e Plural


 A História e a Diversidade Rítmica do Maracatu Cearense Contemporâneo, do cantor, compositor e pesquisador Pingo de Fortaleza apresenta um panorama histórico e contemporâneo da musicalidade do maracatu do Ceará. Além de contextualizar historicamente e explicitar os elementos simbólicos e ancestrais desta manifestação, o livro apresenta um conjunto de partituras que explicita os ritmos utilizados pela grande maioria dos grupos institucionalizados de maracatu existentes no Ceará e descreve a história e as principais característica de cada grupo.

O livro Singular e Plural - A História e a Diversidade Rítmica do Maracatu Cearense Contemporâneo é o segundo livro de Pingo de Fortaleza, que em 2008 lançou pela OMNI e SOLAR o trabalho "Maracatu Az de Ouro - 70 Anos de Memórias, Loas e Batuques”.


Lançamento

Por ocasião do lançamento Pingo de Fortaleza se apresentará ao lado do Maracatu SOLAR, quando interpretará diversas canções do "hinário" dos maracatus do Ceará, demonstrando a diversidade rítmica desta manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário